terça-feira, 17 de maio de 2011

NOVAS LIÇÕES E UMA DIFÍCIL DECISÃO



Em Belorado, a noite, depois de muito pensar, analisar o percurso ainda a ser vencido até Santiago e, principalmente, estudar a altimetria do trajeto,  decidi encurtar a distância total planejada inicialmente.

Tomei tal decisão em razão da vontade de visitar meu filho, em Dublin, o que só será possível se conseguir chegar a Santiago de Compostela até o dia 20/05, sexta-feira. Assim, na segunda-feira (16/05), sai de Belorado e pedalei até Burgos, onde tomei um “autobus” até Astorga, cidade que fica a 257Km de Santiago.



Não foi fácil fazer isso, senti-me muito frustrado, pois sonhei durante meses com a realização do percurso completo. Mas creio que não teria outra alternativa, caso quisesse, como quero, aproveitar esta viagem para visitar o Fernando e conhecer a cidade em que está morando desde 2009.



Tudo bem, saber enfrentar tais percalços, tomar decisões desagradáveis e, ainda assim, manter o bom astral e a motivação é mais uma lição do Caminho.



Bem, passando a aspectos mais “leves”, me surpreendi quando cheguei a Burgos e procurei pela “Estacion de Autobuses”, pois imaginava um prédio, no mínimo, semelhante a Rodoviária de Santa Maria, uma vez que Burgos é capital da província de mesmo nome e conta atualmente com uma população em torno dos 180.000 habitantes. Qual não foi a minha decepção ao deparar com um prédio semelhante a uma garagem, bem no centro da cidade, com o interior em um formato circular, onde os ônibus param em boxes demarcados apenas por uma placa pendurada no teto e, o que é pior, estacionam com a traseira voltada para o local onde os passageiros ficam esperando, ou seja, não tem como saber o destino dos carros, a menos que faça-se a volta no veículo!!!



Quase perdi o autobus, ainda bem que um vigilante da estação, muito simpático, alertou-me e mostrou qual o carro. Outra coisa, quem coloca e retira a bagagem dos compartimentos é o próprio passageiro, sem qualquer etiquetagem para controle e identificação. Que saudades da Planalto!!!

A viagem até Astorga incluiu uma conexão em Leon, onde cheguei as 18:30h, quando o outro ônibus já estava quase saindo, tive que tirar a bici e demais tralhas do bagageiro, correr para o outro veículo e colocar tudo no outro compartimento, que sufoco... Mas consegui embarcar e chegar ao destino.




No próximo relato as impressões de uma subida interminável para chegar até Ponferrada, onde me encontro neste momento, escrevendo em um restaurante que tem rede wi-fi grátis.

SUSEYA!!!

Um comentário:

  1. Belo relato. Cicloturismo é isso mesmo, as vezes nem tudo sai como planejamos, e esta, é a melhor parte da viagem. A impevisibilidade torna tudo mais interessante. Quer mais liberdade que isso?

    As fotos ficaram ótimas, e pelo visto tem outro bicigrino te acompanhando, é brasileiro também?

    Boa sorte Dr. Maciel, e não esqueças de trazer muitas fotos.

    Araquem M.

    ResponderExcluir